Raquel – Gueixa

Trabalho de conclusão do curso de fotografia “Moda, Beleza e Retrato”, realizado no SENAC Americana.

Gueixas (Geiko ou Gueigi)

Muitas pessoas associam o termo Gueixas com prostitutas, embora o seu significado verdadeiro seja “pessoa das artes”. Eram realmente mulheres treinadas para entreter os homens, mas através das artes como o canto e a dança. Porém, na história se observa que originalmente muitas eram prostitutas antes de se tornarem Gueixas.

Por volta de 1800, ser Gueixa se tornou uma profissão honrada e glamourosa e era comum que muitas delas começassem seu treinamento ainda crianças, por volta de 3 a 5 anos. Essa tradição durou até a década de 1950, quando então passou a ser expressamente proibido por entender-se que de se tratava de trabalho infantil.

O sorriso de uma Gueixa costuma ser discreto e quase não dá para ver seus dentes. Algumas costumam levar a mão à boca para esconder o sorriso. Um dos motivos seria porque por mais que os dentes sejam brancos, diante do contraste com a pele branca, aparentam ser amarelados e pouco atraentes.

Antes de se tornar uma Gueixa a mulher deve passar por um treinamento que pode durar até 5 anos, durante o qual ela é conhecida como Maiko que significa “Criança da dança”.

A maquiagem da Gueixa não é estática e vai evoluindo conforme sua experiência. Assim sendo, durante o tempo de aprendizado, a Maiko se maquia de modo pesado. Quando se torna Gueixa, a maquiagem se transformará, tornando-se mais sóbria. Também o Kimono que antes tinham o colarinho estampado ou vermelho, passam agora a ser mais discretos, com o colarinho branco. Esta mudança marca a maturidade adquirida pela antiga aprendiz e reforça sua beleza sem a necessidade de artifícios.

Costuma-se deixar uma faixa sem maquiagem próxima à raiz dos cabelos e na nuca. A ideia é criar o efeito de uma máscara. Já na nuca, por ser esta uma região considerada erótica, é comum a gueixa deixar um formato de um “W” sem pintura para destacar a sensualidade desta área.